Namorar e logo se vê ou namorar para casar? (3/4): Motivações.

por António Pimenta de Brito (Outubro 2018)

É como o viver junto, o qual tem muito boas motivações. Há a intenção de compromisso, mas a ideia muito pós-moderna de que nada é eterno, por isso mais vale prevenir e não existirem compromissos definitivos. Afinal, 70 casamentos em 100 dão em divórcio, em Portugal. Mas analisemos as motivações. Mesmo que inconscientemente, diz "Gosto de ti e quero partilhar vida, mas não completamente. Amanhã posso pensar de maneira diferente".  O que vale um amor que se dá só em parte, que não mete “toda a carne no assador”, que não arrisca, que calcula?

Compreendo até esta atitude numa idade mais jovem. Apaixonamo-nos, atrai-nos, gostamos de estar com a pessoa, mas não sabemos muito o que queremos da vida e avançamos. Muitas vezes desiludimo-nos pois não era o que esperávamos. Mas pergunto-me, como pode haver uma desilusão se também não esperávamos nada de especial?

Compreendo também que esta cultura não ajuda. Esta cultura pede-nos tudo para ontem, resultados, planos, sucesso, “carpe diem” em excesso. É verdade que o presente é o que interessa mas se não sabemos para onde vamos, esse presente antes de ser um passo em frente é um escape para o lado ou para trás. Como o Papa Francisco diz, de modo a fazermos bem este discernimento antes de casar, respeitemos as etapas do namoro e assim conseguiremos decidir melhor. Enchamo-nos de vida, de interesses e dos outros e o amor e o sexo não serão escape ou carência emocional. Tenhamos uma vida cheia e sem medo dos desafios e os do casamento já não serão novos. Esperemos pelo crescimento dos frutos e viveremos melhor tudo o que está para vir. É um desafio difícil e por vezes seremos gozados, mas esses mesmos que gozam como ansiariam este amor puro, alegre e forte que resistirá a todas as vagas? E se falharmos, qual o problema de recomeçar?

 

Namorar e logo se vê ou namorar para casar? (1/4): Compromisso. 

Namorar e logo se vê ou namorar para casar? (2/4): Sonho.

Namorar e logo se vê ou namorar para casar? (3/4): Motivações.

Namorar e logo se vê ou namorar para casar? (4/4): Deus.

Ver todas as novidades

Encontrar a cara metade para a vida


Tornar-se membro