Amor moderno - on-line dating

por Gudrun Kugler


Como a internet mudou a busca por amor e parceria: os benefícios superam.

O que ainda era considerado esquisito na década de 1990, é hoje em muitos lugares a coisa mais normal do mundo: dating via Internet. "O dating online não mudou o processo de busca do parceiro pela vida, mas tornou-o melhor", escreve The Economist.  

Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios:

· Primeiro de tudo - a escolha de parceiros potenciais é muito maior. Normalmente encontra o seu parceiro pela primeira vez através do círculo de amigos, familiares ou colegas no local de trabalho. A probabilidade de encontrar uma pessoa fora do seu próprio círculo de conhecidos através do serviço de encontros on-line é muito alta.

· Além disso, a pesquisa on-line em comparação com as características do tipo convencional para encontrar os seus parceiros tem uma eficiência claramente superior. Com apenas alguns cliques pode ser determinado se o interesse no outro é mútuo.

· E sobre isso vai com os melhores resultados: a pesquisa mostra que os casamentos nos EUA, que começaram através de um serviço de encontros on-line, duram mais tempo. De fato, desde o início da Internet, as taxas de divórcio nos Estados Unidos caíram drasticamente.

· Além disso, as estatísticas dizem que os casais que se encontram online são mais felizes do que outros casais. E por último, mas não menos importante, deve-se celebrar o dating online como uma "graça especial para a pessoa exigente"! Muitos sites de encontros oferecem uma certa função de filtragem, o que facilita encontrar o parceiro potencial que atende a requisitos muito específicos.

· A partir de uma perspetiva sociológica, também pode encontrar dados de que os casamentos mais frequentemente mistos são feitos através do dating on-line: fácil como nunca antes, torna o amor possível para um parceiro de uma cultura diferente, classe social ou cor da pele  e distâncias ou fronteiras não são mais um obstáculo.

· Por último, mas não menos importante, a igualdade de rendimentos ao longo dos séculos foi um critério importante para selecionar o parceiro. O dating on-line supera esse costume adicionando atributos como o nível de educação em perfis de usuário. As barreiras sociais são assim parcialmente levantadas e a nova geração de amor moderno molda a nossa sociedade no positivo.

Vamos dar uma olhada nas desvantagens do muito elogiado novo tipo de amor:

· Pode provocar stress e depressão, por causa da comparação entre a realidade e os "corpos perfeitos" nos perfis. Pode causar emoções negativas, o facto de utilizadores emitirem julgamentos precipitados sobre outras pessoas baseados apenas em fotos.

· Sim, não promove a motivação para encontrar um parceiro quando um usuário sério encontra uma conta falsa e cerca de 10% deste fenómeno está em plataformas tradicionais.

· O Dating on-line tem as suas armadilhas e o risco de ser enganado por alguém não pode ser descartado. Olhando para o futuro também levanta a questão do perigo de existirem maiores sites de dating online a juntarem-se aos pequenos. Quais princípios os clientes usam para sugerir um ou outro? Em qualquer caso, deve-se ficar de olho se, e em que medida, os dados pessoais de redes sociais, como o Facebook, estão incluídos nos algoritmos correspondentes.

Quaisquer preocupações que o dating online aumente, a quantidade de benefícios não devem ser esquecidos. Encontrar o parceiro certo, a coexistência de duas pessoas que se constroem e fazem o bem, vale infinitamente. Confrontado com uma parceria que não se encaixa bem, pode destruir a vida de duas pessoas. O tipo moderno de amor que se encontra na internet oferece a milhões de pessoas uma maneira muito mais eficaz de encontrar o parceiro certo para a vida: um grande elogio ao namoro online!

Fonte: The Economist (18 de agosto de 2018, inglês): https://www.economist.com/leaders/2018/08/18/modern-love

Ver todas as novidades