Crise do Coronavírus

de Gudrun Kugler, KathTreff

O inimaginável tornou-se rapidamente imaginável, tornou-se realidade. Aceitamos o encerramento total da vida cotidiana conhecida e reorganizamos tudo.

O convívio descontraído foi substituído pelo medo de ficar contagiado e de contagiar os outros. Agora sim, vemo-nos obrigados a realizar a desaceleração do ritmo de vida que já temos desejado há tempos, mas que nunca parecia possível. Duma maneiro invulgar estamos encurralados só com os nossos familiares mais próximos, separados da família alargada e as vezes até completamente isolados. Pais e filhos de repente passam muito tempo juntos. Aproveitemos dessa situação inédita! A nossa solidariedade agora vai ser provada: Estamos dispostos a ajudar aos outros, proteger os mais velhos e servi-los fazendo-lhes as compras ou prestar outras ajudas aos vizinhos em idade de risco, preservando-os do perigo de contágio?

A situação presente cria um corretivo à sociedade das múltiplas oportunidades. Em vez de agir espontaneamente e sem compromisso temos que planear e ponderar: Para quê vale a pena correr um risco, o quê é verdadeiramente importante?

As coisas supérfluas e fúteis passam para o segundo plano e percebemos melhor o que nos faz verdadeiramente felizes. Oxalá quando passar essa calamidade vamos viver com mais consciência e gratidão!

Qual é a mensagem interior desta crise? Cada crise significa também um novo começo. Vamos descobrir o essencial. Talvez podemos aprender “desinfetar” a nossa alma, não só as nossas mãos:

  • Redescobrimos a profundidade e a calma da nossa alma e encontramos a fonte de água viva da nossa relação com o Criador que talvez tenhamos perdido de vista.
  • Tornámo-nos mais agradecidos.
  • Sentimos o bem com mais intensidade, mais cor e mais discernimento.
  • Aprendemos renúncia, respeito e solidariedade.

Com a ajuda de Deus vamos escrever direito pelas linhas tortas desta crise!

As equipas do datesCatolicos e de toda a família kathTreff desejam-lhe saúde de corpo e alma e a todos nós que possamos crescer interiormente e sair fortalecidos desta situação. Devemos ler e rezar o Salmo 91 com olhos novos:

Sob a proteção do Altíssimo - Salmo 91:

1Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente,2dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio.3É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa.4Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.5Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia,6nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.7Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido.8Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores,9porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo.10Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,11porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.12Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.13Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão.14Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.15Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.16Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.

© http://www.claret.org.br/biblia

 

Ver todas as novidades