Quem é a pessoa certa para mim? - Valores

por Gudrun Kugler

Quem é a pessoa certa para mim? 4º Critério

Os nossos estilos de vida adequam-se entre si? Nós partilhamos valores e uma visão para a nossa vida? Se já esteve apaixonado, perguntou-se com certeza a si mesmo, e ao outro, o seguinte: “Como é que vamos fazer a nossa vida juntos? O que é importante para ti e para mim? Podem os nossos planos e ideias ser unidos?”.

No sentido de se decidir correctamente em matéria de casamento, um casal deve-se perguntar: será que partilhamos uma visão para as nossas vidas? Esta questão era mais fácil de responder antigamente. As pessoas casavam dentro de uma estrutura social comum. Maneiras à mesa, modo de vestir e o estilo de vida eram iguais numa casa ou noutra. As pessoas tinham ideias semelhantes sobre a vida e o seu sentido, sobre as dificuldades e confortos, sobre as tarefas e deveres. Hoje recebe-se de família muito menos. Um casal pode optar por estar socialmente envolvido. Pode doar uma parte substancial do rendimento da família, convidar pessoas solitárias para a celebração do Natal da família ou levar tantos familiares quanto possível de férias. Um casal pode-se envolver politicamente em conjunto, escrever cartas ao editor de um jornal ou ser activo num clube. Um casal pode-se concentrar em si e nos seus filhos e não querer ser incomodado do lado de fora. Um casal pode trabalhar em conjunto em qualquer projecto e preparar festas, por exemplo. Outro casal pode optar por passar as noites confortavelmente em frente à televisão.  

Esta questão também pode ser formulada de forma diferente: temos valores semelhantes? Entendemo-nos quando falamos sobre o sentido da vida? A nossa relação e a família são igualmente importantes para nós os dois ou há outras coisas em primeiro plano? É bom quando se coincide naquelas coisas "para as quais daríamos a vida". Porque depois do casamento, a vida é uma vida em comum! Uma missão comum, por vezes, segue uma visão comum ... E isso é uma coisa boa.  

Clique aqui para o 1º critério.

Clique aqui para o 2º critério. 

Clique aqui para o 3º critério.  

 

Gudrun Kugler é a fundadora e diretora da comunidade online de solteiros católicos kathtreff, à qual pertence o datescatolicos.org Gudrun Kugler é deputada no Parlamento em Viena de Áustria desde outubro de 2015. Os seus pelouros abrangem especialmente os direitos humanos, os assuntos europeus e a integração dos refugiados. Gudrun Kugler é casada, tem quatro filhos e publicou vários livros.

O livro "Ninguém é uma ilha" está desde Novembro de 2016 publicado em Português e chama-se "Casar com Sucesso". Adquira o seu exemplar aqui

Ver todas as novidades