Quem é a pessoa certa para mim? - Carácter

por Gudrun Kugler

Quem é a pessoa certa para mim? 6º Critério

Será que a outra pessoa tem um bom carácter?  É importante que a pessoa com quem quer envelhecer tenha um bom carácter. Isto não pode ser descoberto apenas de uma olhada.

Um sociólogo diria que é necessário um "estudo longitudinal" e que uma "observação transversal" é insuficiente para formar uma impressão sobre uma pessoa. Isto é certamente verdade, mas uma observação também não leva anos. Aqui estão as perguntas básicas que devem dirigir a nossa atenção na direcção certa:

- A outra pessoa segura-se pelos seus próprios pés? Assume responsabilidade - ou é mole e comodista? Por exemplo: Cortou o cordão umbilical em relação ao hotel "Mãe"? Deu à sua vida uma determinada direcção?

- Como é que trata as outras pessoas? Tem um olhar honesto e uma aparência amigável? Como reage quando alguém se dirige a si na rua, pedindo-lhe informação ou dinheiro? Como é que fala sobre os outros?

- Como lida com conflitos, crises ou falhas? Suprime o que lhe é difícil, retira-se, fica surpreendido? Ou tenta conversar, esclarecer e resolver e tem a força para enfrentar o problema em particular?

- Gosta do seu trabalho? Uma personalidade madura pode sempre começar alguma coisa, porque pode até mesmo fazer florescer do deserto. Uma pessoa com um bom carácter pode ver algo de positivo em tudo. Cuida bem das suas próprias coisas. Não apenas dá o seu melhor, mas proporciona qualidade. Mesmo que só esteja a esvaziar o caixote do lixo. Isto é também verdade para uma mulher. Só que se pode adicionar algo a isto: ela gosta das suas roupas e da sua família? Ela pode também fazer florescer o seu meio ambiente?

- Como reage às crianças? Aprecia-as e adapta-se à sua imprevisibilidade? É gentil e paternal com elas - ou são apenas um incómodo? E em cima disso: quer ter seus próprios filhos ou o "sacrifício" é demasiado grande para si? Aviso: alarme! É claro que cada pessoa também deve testar estas perguntas sobre si própria!  

Clique aqui para o 1º critério.

Clique aqui para o 2º critério.

Clique aqui para o 3º critério.

Clique aqui para o 4º critério.

Clique aqui para o 5º critério

 

Gudrun Kugler é a fundadora e diretora da comunidade online de solteiros católicos kathtreff, à qual pertence o datescatolicos.org Gudrun Kugler é deputada no Parlamento em Viena de Áustria desde outubro de 2015. Os seus pelouros abrangem especialmente os direitos humanos, os assuntos europeus e a integração dos refugiados. Gudrun Kugler é casada, tem quatro filhos e publicou vários livros.

O livro "Ninguém é uma ilha" está desde Novembro de 2016 publicado em Português e chama-se "Casar com Sucesso". Adquira o seu exemplar aqui

Ver todas as novidades