5 perguntas para acertar no amor (4) - Sentes alegria ou só sentes prazer?

por João Delicado

4ª PERGUNTA:

SENTES ALEGRIA OU SÓ SENTES PRAZER?

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, desenvolvi uma relação em que aquilo andava num determinado registo físico-químico muito gratificante. Saíamos e passávamos longas horas juntos. Por aqui, por ali, por acolá. Ora, a dada altura percebi em mim dois movimentos aparentemente contraditórios: quando estava com aquela pessoa sentia o nível de prazer a subir; depois, quando a deixava, sentia o nível de alegria muito lá em baixo! Espantado, tentava ler estes movimentos internos mas não conseguia: algo me tolhia a capacidade de discernimento. E aquilo voltava a acontecer: prazer para cima, alegria para baixo!

Sei que aquilo andou em montanha russa uma série de meses. Ora me afastava, ora me aproximava. E o resultado mantinha-se. Houve uma altura em que tive de fazer uma opção: ou escolhia o prazer ou escolhia a alegria. Sem perceber tudo, percebi o suficiente para concluir que algo não bate bem quando o prazer exclui a alegria: se só há espaço para o prazer, é sinal de que os fundamentos da relação estão sobre areia e aquilo promete durar apenas enquanto a paixão durar. Se é alegria, então aí sim, vai durar e vai permitir que os momentos de prazer ganhem o enquadramento que merecem.

Daí que seja bom perguntar: - quando estás com a outra pessoa, sentes alegria ou só sentes prazer? - em geral, sentes a relação como um peso a suportar ou como um tesouro a agradecer? - com que entusiasmo falas da outra pessoa aos teus melhores amigos? Ou nem falas?

Ir para 3ª pergunta

Ir para 2ª pergunta

Ir para 1ª pergunta 

 

Se pretende receber cada uma das perguntas de João Delicado subscreva a nossa newsletter aqui

Se pretende inscrever-se num dos 5 workshops de João Delicado informe-se aqui

Ver todas as novidades